Nosso Perfil

Processos Paralelos: Criação do blog dos alunos

Expliquei aos alunos sobre o curso de Especialização: A Pesquisa e a Tecnologia com instrumento Pedagógico e que eu gostaria de aplicar o aprendizado adquirido em tecnologia.Gostaram da idéia de trabalhar/criar um blog para ser utilizado como extensão dos trabalhos escolares. Ficou acordado que faríamos o trabalho ao longo de 2009.Elegemos terça-feira como o dia oficial de trabalhar o blog na escola. Alimentá-lo seria tarefa diária de todos. Para otimizar o trabalho cada semana (terça-feira) um grupo fica responsável por organizar, escanear o material recolhido etc.Surgiu o primeiro problema: autorização para que usássemos nossas fotos no blog.Optamos por não usá-las no momento até que providenciássemos as devidas autorizações dos pais. Surgiu então a idéia de criarmos um “desenho personalizado” para nos identificar. Como primeira atividade colocar estes com suas características, seus perfis: nome, projetos futuros, quem somos etc.Criamos o e-mail do grupo: 2009elviramuraro@gmail.com, a senha que será usada só por nós e a pergunta segurança.Fizemos uma votação para eleger o nome do blog. Algumas sugestões:Fique ligado!; Use e pesquise; Cruzando linguagens, Processos Paralelos etc.PROCESSOS PARALELOS foi o nome vitorioso.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ler é lazer

No dia 16 de março de 2009,começamos um projeto com a professora Ambrosina.

No mesmo dia escolheram os grupos com a professa,entre os grupos que formaram, surgiu o grupo B que foi formado pelos alunos: Sílvio; Marcelo; Lucas; Larissa; Steffany Drielly; Fabiana.

Cada grupo teria que escolher um nome relacionado ao tema "Leitura".O nosso grupo,escolheu o nome "Ler é lazer" o nome que influêcia os jovens a lerem mais.Para o andamento escolhemos a professora Vânia para ser o centro de nosso trabalho.Formulamos 20 questões para a entrevista,marcamos um dia para irmos até a escola e fazer a entrevista como segue o andamento do trabalho.

Depois alguns dias,os alunos do grupo B resolveram marcar outro encontro,pois nosso trabalho estava atrazado e tão próximo da data de entrega.

Nosso trabalho foi baseado no projeto da professora Vânia que era o "projeto leitura", com esse projeto podemos aprender um pouco mais sobre a leitura e as perguntas foram cuidadosamente formuladas para não prejudicar a professora.


'' ha sempre um momento em que toda obra humana necessita ser colocada em situação critica como condição de sua continuação."


Em nossa entrevista perguntamos se em algum momento pensou em desistir deste projeto?com todas as palavras ela disse :nunca ! e perguntamos o q foi mais interessante? a maneira como foi aceito o projeto , e a maneira que foi cobrado quando acabou !


" O projeto foi aceito por todos principalmente pela professora Cintia( geografia). A professoara mostrou que a com a leitura podemos entender a razão da vida "

(Poema) "Quem somos nós, quem é cada um de nós, se não uma combinação de experiências de informação, de leituras, de imaginação ?

Cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca um inventário de objetos.

Uma amostragem de estilos, onde tudo pode ser continuamente remexido e reordinado de todas as maneiras possiveis. "

Assim terminamos o trabalho.

Grafico de quem quer que o projeto de leitura volte:

3 comentários:

  1. Tenho orgulho sim!Tudo que propomos fazer está dando certo.
    PARABÈNS!
    A entrevista com a Prof.Vania foi esclarecedora.Comprova que é só oferecer a oportunidade de leitura.Os alunos querem ler.Esta conclusão foi um alento.
    PARABÈNS!PARABÈNS!
    Vocês são ótimos.
    Beijos
    Ambrosina

    ResponderExcluir
  2. Viajar pela leitura

    Viajar pela leitura
    sem rumo, sem intenção.
    Só para viver a aventura
    que é ter um livro nas mãos.
    É uma pena que só saiba disso
    quem gosta de ler.
    Experimente!
    Assim sem compromisso,
    você vai me entender.
    Mergulhe de cabeça
    na imaginação!
    Clarice Pacheco

    ResponderExcluir
  3. Bacana incentivar a leitura. Ler é tudo de bom! A poesia da Clarice Pacheco sobre a leitura é demais!!!

    ResponderExcluir