Nosso Perfil

Processos Paralelos: Criação do blog dos alunos

Expliquei aos alunos sobre o curso de Especialização: A Pesquisa e a Tecnologia com instrumento Pedagógico e que eu gostaria de aplicar o aprendizado adquirido em tecnologia.Gostaram da idéia de trabalhar/criar um blog para ser utilizado como extensão dos trabalhos escolares. Ficou acordado que faríamos o trabalho ao longo de 2009.Elegemos terça-feira como o dia oficial de trabalhar o blog na escola. Alimentá-lo seria tarefa diária de todos. Para otimizar o trabalho cada semana (terça-feira) um grupo fica responsável por organizar, escanear o material recolhido etc.Surgiu o primeiro problema: autorização para que usássemos nossas fotos no blog.Optamos por não usá-las no momento até que providenciássemos as devidas autorizações dos pais. Surgiu então a idéia de criarmos um “desenho personalizado” para nos identificar. Como primeira atividade colocar estes com suas características, seus perfis: nome, projetos futuros, quem somos etc.Criamos o e-mail do grupo: 2009elviramuraro@gmail.com, a senha que será usada só por nós e a pergunta segurança.Fizemos uma votação para eleger o nome do blog. Algumas sugestões:Fique ligado!; Use e pesquise; Cruzando linguagens, Processos Paralelos etc.PROCESSOS PARALELOS foi o nome vitorioso.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Grupo D- Marina, Amanda, Talita L, Gervelin.

Introdução:
Nós fizemos essa pesquisa para alimentar nosso conhecimentos e descobrir as opiniões que a comunidade tem a respeito da leitura.
Campinas, 9 de abril de 2009.
Relatório
Tema:
A Leitura na comunidade

Nosso grupo entrevistou cerca de 114 pessoas, de diversas idades. Com base na pesquisa podemos concluir que as 114 pessoas entrevistadas:
•88 Gostam de ler;•18 Não gostam de ler;•8 pessoas disseram que lêem, só quando precisam.
•A maioria das pessoas preferem fazer trabalhos e pesquisas apenas pela internet, pois acham mais fácil.
•Menos da metade prefere fazer pesquisas em livros, pois gostam mais ou, porque não possuem internet em suas casas.
Ficamos surpresos quando fizemos a seguinte pergunta para os entrevistados:“Quantos livros você já leu no decorrer de sua vida?”
Uma pessoa de 58 anos respondeu que só leu 2 livros, enquanto uma moça de 20 anos já conseguiu ler em média 80 livros. Com isso vemos como muitas pessoas deixam a leitura de lado esquecendo-se da importância que ela possui.
Conclusão
Você vai encontrar nessa pesquisa várias opiniões de diversas pessoas sobre a leitura, em que falam se gostam da leitura, o que gostam, e porque. E em base a essa pesquisa chegamos a conclusão que muitas pessoas deixam a leitura de lado, e talvez elas só precisariam de um incentivo para começarem, ou ter o hábito de ler. Sem exceção, gostamos muito de entrevistar essas pessoas, pois aprendemos e ganhamos mais experiência com tudo “isso”.
Obrigado.

2 comentários:

  1. Belo trabalho, pessoal.
    Esse tipo de pesquisa chama-se "interdisciplinaridade". É uma palavrão mas é fácil entender: trata-se de mesclar mais de uma disciplina (ou matéria) num trabalho só. No caso de vocês, trabalharam o português e a matemática juntos... não é legal?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!
    Aprender pesquisando é muito prazeroso!!!
    Cidinha.

    ResponderExcluir